Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Encanador: como crescer na profissão?

Entre os serviços de pequenos reparos e de maridos de aluguel 24 horas, o de encanador é um dos mais necessários! Você já sabia, porém, que esta não é a única função do profissional? Há muitas outras que a maioria ainda não conhece. Quer exemplos de outras atuações para, até mesmo, se inspirar e profissionalizar ainda mais? Confere a lista:

- Serviço de manutenção e de reparos da rede hidráulica;

- Instalações hidráulicas;

- Serviço de "caça vazamentos" e conserto de infiltrações;

- Troca de encanamentos e peças;

- Limpeza e desentupimento de tubulações.

  • O que o bom encanador precisa conhecer?

O encanador é um profissional que trabalha com tudo relacionado com a parte hidráulica e de tubulações das estruturas em geral, desde prédios industriais até residências. É preciso, para tanto, ter um excelente conhecimento dos tipos de encanamentos usados, quais os padrões e normas reguladoras específicas de cada tipo de construção, assim como as suas demandas.

Também precisa identificar as origens e motivações de vazamentos que podem prejudicar a integridade estrutural da construção. Além de entender muito sobre tubos industriais e comuns, obviamente, é preciso ter domínio das ferramentas manuais e elétricas que usará no dia a dia.

  • Como se profissionalizar?

Apesar de muitos encanadores terem sido apresentados à profissão por familiares ou amigos, é cada vez mais importante se qualificar para ter o merecido reconhecimento do mercado. Procure os cursos profissionalizantes de sua área, desenvolvidos especialmente para a atuação prática. Uma das melhores indicações, para crescer muito enquanto profissional, é o de Qualificação Profissional em Encanador Profissional do Senai.

É um curso rápido no qual você aprenderá sobre as normas técnicas de qualidade e de segurança, determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em suas Normas Regulamentadoras (NR).

Como por exemplo, a NR-33 para trabalhos confinados e, ainda, a NR-35 para trabalhos em altura, para garantir a sua integridade física. A qualificação profissional é, portanto, muito importante para fazer a instalação e a manutenção predial de tubulações industriais, comerciais e residenciais, sem o risco de embargo ou de interdição corrido por todas as empresas que não seguem os protocolos do Ministério do Trabalho. 

A boa construção civil ou prestação de serviço é, então, aquela em que o canteiro de obras segue as Leis do Trabalho (CLT) sobre a segurança, para manter a saúde e o bem-estar de todos e evitar acidentes de trabalho.

  • Quais as máquinas e equipamentos mais importantes para o uso profissional do encanador?

Como qualquer profissão, você se destacará mais tanto pelo domínio da técnica, quanto pela qualidade de seus instrumentos de trabalho. Alguns estão presentes na caixa de ferramentas de todos que atuam em construção, manutenção e reparos (como o nível, a trena e os equipamentos de proteção individual - EPIs), porém algumas são próprias apenas ao encanador. Confira a lista!

Chave inglesa ajustável

Alicate bomba d'água

Cortadora de tubos

Serrotes

Gostou das dicas? Compartilhe! Também nos siga em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para tudo sobre o setor da construção civil, manutenção e reforma. Quer comprar o que precisa, pelo menos preço do atacado? Confira o nosso site, ou nos faça uma visita na loja em sua região. Abrimos diariamente, com estacionamento próprio e gratuito

Sugestões da categoria