Produtos Sugeridos:
acesse sua conta Ver meus produtos favoritos
X

Total de Item(s) 0

Subtotal R$ 0,00

Seu carrinho ainda está vazio.

Como montar painel de ferramentas?

Conheça essa tendência e aprenda a fazer o seu próprio jardim de inverno

Organizar ferramentas pode ser uma tarefa difícil. Para quem tem um cantinho com equipamentos em casa, ou mesmo no local de trabalho, uma boa ideia é usar um painel de ferramentas. Neste conteúdo, confira nossas Super Dicas e aprenda como montar o seu painel de ferramentas!

O que é um painel de ferramentas?

O que é um painel de ferramentas

O painel de ferramentas nada mais é do que uma grande placa de madeira, mdf ou compensado, que é fixada na parede com ganchos e apoios para receber ferramentas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

Por que fazer um painel de ferramentas?

Por que fazer um painel de ferramentas

A organização é importante para qualquer área. Não é diferente para quem trabalha com ferramentas, principalmente porque muitas são pequenas e podem se perder.

Uma vantagem do painel de ferramentas em casa ou no trabalho é manter as ferramentas expostas. Assim, é mais fácil achá-las visualmente, economizando tempo durante o serviço.

Outro grande atrativo dos painéis de ferramentas é a estética. É claro que a usabilidade é a função principal, mas o painel também deixa a oficina mais bonita!

Como fazer um painel de ferramentas?

Escolha o painel

painel de ferramentas

O primeiro passo para fazer um painel de ferramentas é preparar o fundo. Por isso, escolha o material da sua placa de fundo. O ideal é usar madeira, compensado, MDF ou semelhantes. Também é possível usar estruturas de metal ou plásticos mais duros.

Depois, meça seu espaço com uma trena para saber o tamanho adequado do painel. Pode ser necessário serrar ou unir as tábuas. Aí é só fixar na parede usando uma furadeira/parafusadeira.

Se quiser, passe um verniz para proteger e dar uma cor para o fundo.

Fixe apoios e ganchos para ferramentas manuais

apoios e ganchos para ferramentas manuais

Com o painel pronto, é hora de definir como você vai apoiar as ferramentas.

A forma mais fácil é usar pregos e ganchos para pendurar alicates, martelos, chaves etc. No entanto, caso o painel seja colocado em locais com circulação de crianças, é possível que essas pontas machuquem ou causem algum incidente.

Por isso, uma outra forma é criar pequenas estruturas de madeira, parafusadas no painel, para apoiar cada tipo de ferramenta. No caso dos martelos, por exemplo, é só fixar dois pequenos toquinhos de madeira para apoiar os dois lados, deixando o cabo suspenso.

Use ímãs

íma para ferramentas

Uma ótima dica é usar ímãs para ajudar a fixar as ferramentas. Como a maior parte dessas ferramentas manuais são de metal, os ímãs podem ser usados como uma forma secundária de apoiar as ferramentas no painel.

É só prender o ímã direto no painel ou em uma madeira de apoio, sempre na direção onde a região metálica da ferramenta vai encostar. Pronto! Assim tudo vai ficar bem fixado.

Como pendurar ferramentas elétricas?

Como pendurar ferramentas elétricas

Além de ferramentas manuais como as chaves e alicates, existe uma série de ferramentas ou equipamentos elétricos que são utilizados na oficina (caseira ou não).

É possível também criar apoios para esse tipo de ferramenta! 

Uma boa ideia é fazer um tipo de caixinha de madeira parafusada no painel para colocar furadeira, parafusadeira, chave de impacto, lixadeira... É só fazer essa caixinha sob medida, e colocá-la nas regiões próximas de tomadas.

Aliás, você pode usar o painel do fundo para "esconder" cabos, extensões e tomadas. Assim, é possível usar os equipamentos elétricos com praticidade e sem fios para todo lado.

Pronto! Agora você já está pronto para montar seu painel de ferramentas em casa ou na sua oficina. Tudo para você construir o painel (e também para pendurar nele) está na Super Pro Atacado. Acesse o nosso site e confira!